Vivemos um momento na Enfermagem em que a busca por uma vaga no Serviço Público é algo constante. Isso se dá pelo processo de saturação profissional, que desencadeou uma diminuição do reconhecimento financeiro da categoria na maioria dos serviços privados de saúde. Paralelamente, a média de idade dos profissionais contratados por estes serviços caiu bastante. Hoje, em uma seleção para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, raramente vemos candidatos com idade superior a 30 anos, o que gera insegurança aos que foram diplomados com idade superior a essa e àqueles que estão chegando a tal idade.

 

Mas como passar em um concurso? Quais os segredos dos aprovados? Como devo me portar para também conquistar minha vaga?

Existem dicas poderosas que podem otimizar sua preparação para os certames. Para ser vencedor é preciso traçar um caminho de vencedor, que muitas vezes é árduo e pesado. Sem planejamento, um candidato pode traçar um caminho errado e não obter o bônus de toda dedicação. Abaixo, serão expostas dicas de como iniciar a preparação rumo ao sucesso profissional:

  • Passar em um concurso deve ser seu objetivo de vida

Se você não souber exatamente aonde quer chegar, jamais chegará a lugar algum. Sua aprovação deve ser sua meta, seu grande objetivo de vida. Imagine que todo seu tempo é dividido em coisa que são importantes pra você. Algumas horas de sono, momentos para se alimentar e se higienizar, pra trabalhar e assim por diante. Se tiver sua aprovação como meta, você passará a dedicar um tempo de seu dia-a-dia para atingir essa meta. Estudar deixará de ser um evento pra você e começará a fazer parte de sua rotina.

  •  Estudar em dupla, em trio ou em grupo, jamais!

Como Seres Humanos, temos o instinto de buscarmos uma vida em grupo. Tudo é mais divertido quando fazemos entre pessoas que gostamos. Mas em relação à preparação para concursos, não dá! Repito: não dá! Já parou para pensar qual o percentual de tempo que você perde nas brincadeiras e piadinhas estando estudando acompanhado? Contudo, isso nem é o mais importante. Não existem 2 pessoas que saibam exatamente as mesmas coisas e que têm exatamente as mesmas dúvidas. Em uma relação entre pessoas, sempre teremos uma que assumirá um papel de liderança. Esse líder é o que definirá, sempre, o que deverá ser estudado, o que trará desvantagens incalculáveis aos que foram submetidos a esses conteúdos. Isso se intensifica quando seu companheiro de estudos é seu concorrente. “Concorrente é concorrente e tem que ser tratado na bota”.

  •  Descubra o melhor horário e momento para estudar

Qual horário eu aprendo mais? Essa pergunta deve ser feita por você no início de sua preparação. Para tal definição, deve ser levado em conta qual o horário que o seu cérebro está mais apto a adquirir conteúdo, assim como, qual horário que sua condição familiar lhe permite estudar sem interrupções. Às vezes você prefere estudar no início da noite, contudo, seus filhos e cônjuge necessitam de você nesse momento, inviabilizando esse horário pra você. Se planeje de forma diferente. Coloque os filhos para dormirem mais cedo. Vá dormir mais tarde e aproveite pra estudar!

  •  Ande com pequenos resumos e enfeite os ambientes com o tema “concurso”

Em vários momentos do seu dia você fica meio à toa. Entre um trabalho e outro, uma aula e outra e até mesmo quando vai ao banheiro. Tenha consigo uma folha de resumo para que possa estudar nesses momentos. Não é para levar 20 páginas para estudar, mas uma ou no máximo duas folhas. Os conteúdos que deverão ser decorados, como tabelas, por exemplo, podem compor a decoração dos ambientes que você utiliza durante o seu dia em sua casa. Imagine que você está tendo dificuldade com o calendário vacinal. São muitas vacinas, muitas datas. Coloque esse calendário no banheiro da sua casa. Cada momento em que você estiver no banheiro você estará entrando em contato com esse conteúdo, fazendo com que ele seja naturalmente adquirido por você.

  •  Alterne momentos de estudos com momento musicais

É isso mesmo. Temos um limite! Não adianta pensarmos que estudaremos por horas mantendo a mesma qualidade cognitiva. A cada 1 hora de estudos, pare 5 minutos para escutar uma boa música. Já é comprovado que a liberação de endorfinas nesse momento ajuda a solidificar o conhecimento adquirido através dos estudos. Observação: 5 minutos e depois volte pra batalha!

  •  Não estude com dúvidas pendentes

Quando você está caminhando pela rua e é cumprimentado por uma pessoa que te chama pelo nome, mas que você não se recorda quem é e de onde a conhece, como você se comporta? A atitude é comum pra todos. Retribuímos tal cumprimento e colocamos nosso cérebro pra funcionar buscando as informações que ficaram pendentes. Não paramos de pensar nisso até que a resposta surja. Perdemos a concentração em todas as outras coisas até resolvermos esse enigma criado pela nossa mente. Isso também acontece em nossos estudos. Quando ficamos com uma dúvida, temos dificuldade de continuar os estudos até que essa dúvida seja sanada, por isso a importância de termos um sistema de apoio que possa resolver essas dúvidas de forma rápida, sem que prolongue sua espera.

 

Preparatório Intensivo Online para EBSERH Concurseiros da Enfermagem – O jeito mais certo de estudar!

Com a missão de transformar meros candidatos em candidatos de ALTA PERFORMANCE para o certame da EBSERH, foi lançado no dia 15/01/2014 o curso Intensivo EBSERH, que visa preparar para os cargos de Enfermeiro Assistencial e Técnico de Enfermagem. Um dos diferenciais desse curso é que é preparado por profissionais que “vivem” Concursos de Enfermagem há anos. O curso foi planejado com base no conteúdo programático dos editais, sendo que todo o conteúdo será contemplado, afinal, não como se preparar para um concurso pela metade. Outra vantagem é o fato do curso ser online. Você estuda de qualquer lugar, no horário que puder ou quiser, sem nenhum limite de visualizações.

Supondo que você está estudando e não entendeu o conteúdo de uma explicação, você volta e assiste novamente essa videoaula, quantas vezes quiser, até que o conteúdo seja totalmente compreendido, coisa que não acontece em um curso presencial. Quando surgir uma dúvida, basta clicar ao lado no botão “Tira-Dúvidas” e encaminhá-la a equipe de tutoria que responderá diretamente em seu e-mail, sem que sua dúvida seja exposta a várias outras pessoas. O curso tem, aproximadamente: 200 Videaulas dinâmicas de curta duração, 160 apostilas de acompanhamento das aulas (que podem ser visualizadas ao lado da videoaula, não necessitando a impressão), 90 materiais complementares e 40 simulados. O curso terá duração de seis meses a partir da data de sua compra.

Conheça mais sobre o curso no site:

 
www.concurseirosdaenfermagem.com.br

 

Prof. Cássio Rossi

Enfermeiro

Consultor em Concursos Públicos

Diretor da Empresa Solução EAD