Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Aracnofobia é a palavra usada para definir a fobia de aranhas. Mas não é o simples medo, é uma reação irracional de pânico por estar diante das criaturas de oito pernas peludas e até oito olhos, independente do seu tamanho.
 

 

TRATAMENTO

Atualmente existem várias formas de tratamento dessa fobia, uma delas é expor a pessoa à aranha gradualmente. Também existem técnicas de choque, ao invés de uma exposição gradual, a pessoa enfrenta a fobia e seu medo de uma forma súbita e intensa.

O instituto de Psicologia da USP criou um método inovador para o tratamento da aracnofobia. De acordo com a psicóloga, neste tratamento o paciente não é exposto ao objeto temido, o que permite uma adaptação menos sofrida à terapia. “Na primeira fase fizemos o tratamento em quatro pessoas, das quais três se curaram da fobia”, conta.

 

TÉCNICA INOVADORA

O método utilizado pelos pesquisadores se baseia em modelos computacionais que simulam o funcionamento de estruturas cerebrais (tálamo e amídala) e trabalha nas conexões responsáveis pela fobia. “O processamento da informação no cérebro começa pelo olho que capta a imagem e a transmite para o tálamo. Lá a informação é decodificada e repassada para a amídala, que decide se existe uma situação de perigo ou não”, explica a pesquisadora.

“Nosso procedimento terapêutico enfraquece essa ligação entre o tálamo e a amídala, fazendo com que a aranha não seja mais interpretada como um grande perigo”. Para tanto, o paciente é submetido a uma série de figuras, não relacionadas diretamente com uma aranha. “Sem perceber, de forma inconsciente, o medo desaparece”, afirma Laura. Este estudo está baseado no modelo computacional desenvolvido por Peláez que simula o funcionamento do tálamo e da amídala.

O único contato com uma aranha acontece durante os testes para medição da fobia. “Mas esse contato só acontece se o paciente quiser. Ele não é obrigado a encarar o animal”, informa a pesquisadora.

 

Fonte: USP

 

Gostou da postagem? Então ajude a divulgar o blog clicando em curtir ou tweet na barra lateral a sua esquerda!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.