Conheça as 100 melhores faculdades de Enfermagem do Brasil

 

ENFERMAGEM


Mais de 700 cursos de Enfermagem foram avaliados em todo o Brasil em 2010, sendo essa a ultima avalição do período. A avaliação é feita anualmente, e cada ano é selecionado algumas áreas do conhecimento para fazer a avaliação. O curso de Enfermagem é avaliada cada 3 anos, onde é avaliado o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

As avaliações do curso de Enfermagem foram feitas em 2004, 2007 e 2010. Em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídos em 14 cursos: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, agronomia e zootecnia; e em cinco tipos de cursos superiores de tecnologia – tecnologia em agroindústria, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia.

CPC

O Conceito Preliminar de Curso é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

Para agregar ao processo de avaliação da educação superior critérios objetivos de qualidade e excelência dos cursos, o Inep criou um novo indicador. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem, e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores farão visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

ESCALA

Cada curso e cada instituição avaliados pelo Enade receberam uma nota em uma escala de 1 a 5. As notas obtidas são classificadas em conceitos aproximados, sendo que;

1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório;

3, razoável;

4 e 5, bom.

Fazendo uma conta rápida para chegar a uma média de todos os 567 cursos que pontuaram, chegamos a um resultado de 2,24 de média no conceito do Enade o que equivale a 3 no valor de aproximação da faixa.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Paulista e Universidade Federal da Bahia são as melhores Universidades de Enfermagem do Brasil. Chegaram muito próximo da pontuação máxima estabelecida pelo MEC.

Segue a lista com as 100 melhores Faculdades e Universidades do Brasil em ordem decrescente de qualidade. Parabéns aqueles que estudaram em alguma dessas Universidades ou Faculdades.




CLASSIFICAÇÃO

 

Fonte: inep

 

Compartilhe!