A heparina é um anticoagulante, de uso injetável que atua inibindo a coagulação sanguínea, e sua administração pode ser via subcutânea, intravenosa direta ou por infusão intravenosa.

calulo de heparina

 

PARA QUE SERVE A HEPARINA?


Esse medicamento é um anticoagulante (evita que o sangue se coagule dentro do vaso). A heparina pode ser usada no tratamento da trombose (venosa, pulmonar, cerebral), do infarto agudo do miocárdio e na prevenção do entupimento dos vasos cerebrais, que pode acontecer em pacientes que têm fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca) e em pacientes que tiveram que trocar válvulas cardíacas.

 

MECANISMO DE AÇÃO DA HEPARINA

A heparina interage com a antitrombina, formando um complexo ternário que inativa várias enzimas da coagulação, tais como os fatores da coagulação (II, IX e X) e mais significativamente a trombina. Esta interação aumenta em mais de (1000 vezes) a atividade intrínseca da antitrombina. Pode-se reverter o efeito da heparina através da administração de protamina.

Atualmente encontra-se disponível no mercado a heparina de baixo peso molecular, que possui maior efetividade e menor incidência de efeitos colaterais.

 

CÁLCULO

1º PRESCRIÇÃO

Administrar 12.500UI de Heparina de 12/12h via EV. Como podemos observar o frasco tem 5ml o que equivale a 25.000UI de Heparina.

calculo-de-heparina

 

 

2º PRESCRIÇÃO

Administrar 500UI de Heparina de 12/12h via SC. Como a quantidade de medicamento é pequena, devemos diluir 1ml de Heparina( 5.000UI) em 4ml de água destilada obtendo um volume final de 5ml.

calculo-de-heparina-2

 

 

Gostou? Comente ou compartilhe essa informação!