Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça os instrumentos cirúrgicos da nossa história, essas imagens assustadoras certamente irão fazer você agradecer por viver em uma época onde a tecnologia e evoluiu nesse período de tempo!

Com certeza nossa tecnologia e instrumentos cirúrgicos atuais serão vistos como assustadores, daqui à 200 anos. As imagens a seguir representam nossa história de 1500 até o ano de 1900.

 

BARBEIRO CIRURGIÃO

Em um período remoto do Cristianismo, admitiu-se que as doenças eram enviadas por Deus e que, por isso, deveriam ser aceitas com humildade. Os mosteiros tornaram-se, então, abrigo de doentes, cabendo aos monges a tarefa de curá-los.

Como os religiosos não podiam se envolver com sangue, as suas tonsuras obrigatórias (corte circular do cabelo na parte superior da cabeça) eram feitas por barbeiros, que também tinham como obrigação realizar sangrias  “depuradoras” cinco vezes ao ano. A habilidade em fazê-las levou-os a realizar, progressivamente, diversos procedimentos cirúrgicos.

No fim do século XVI, na Inglaterra, criou-se a Companhia de Barbeiros que atuou por cerca de 200 anos e regulamentou a profissão de barbeiro-cirurgião. Apenas no final desse século XVI e início do século XVII, a cirurgia foi incluída no currículo das Escolas de Medicina. O pouco conhecimento anatômico foi o primeiro fator limitante ao trabalho dos cirurgiões.

 

DESCOBERTA DA ANESTESIA

A descoberta da anestesia foi uma das inovações clínicas que revolucionaram a cirurgia. A anestesia com éter foi descoberta em Boston na década de 1840. Anos antes, em 1831, o clorofórmio havia sido elaborado. O médico escocês Sir James Simpson de Edimburgo foi o primeiro a usá-lo como anestésico em 1847, mas só foi largamente aceito na medicina por volta de 1853.

A única anestesia conhecida até o momento era feita à base de álcool e pólvora, aplicada no paciente por via oral. Normalmente ele era segurado pelos assistentes enquanto mordia algo para não gritar, até que a operação terminasse. Geralmente eram feitas desta forma amputações, consideradas na época como “grandes cirurgias”.

Embora os pacientes aguentassem dores extraordinárias, havia uma busca urgente por analgésicos. Para aliviar a dor, eram combinadas várias substâncias, a maior parte delas extraída de plantas “medicinais”. Às vezes, a mistura ficava muito forte e o paciente morria por overdose.

 

faca

Amputação Knife (1700) Facas utilizadas para amputações durante o século 18 eram tipicamente curvas, porque os cirurgiões tendiam a fazer um corte circular através da pele e do músculo antes do osso anteriormente cortado com uma serra. Por 1800, facas retas se tornaram mais populares porque tornaram mais fácil deixar um retalho de pele que poderia ser usado para cobrir o coto exposto.

 

serra

Saw Amputação (1600) Enquanto alguns cirurgiões optaram por ostentar sua riqueza com serras elaboradamente decoradas como este, as fendas nas gravuras intrincadas provou ser um terreno fértil para germes.

 

artificial

Sanguessuga artificial (1800) sangria com sanguessugas era um tratamento tão popular para uma variedade de condições médicas que uma sanguessuga artificial foi inventada em 1840 e foi usado com frequência no olho e orelha. As lâminas rotativas cortavam uma ferida na pele do paciente, enquanto o cilindro era utilizado para produzir um vácuo que aspirada do sangue.

 

extrator

 

Extrator de bala (1500) extratores de bala alongada poderia chegar a balas incorporadas profundamente no corpo do paciente. Extratores como este tinha um parafuso que pode ser inserido na ferida e alongado para perfurar a bala, de modo que ele pode ser puxado para fora.

 

especulo vaginal 1600

 

Espéculo vaginal (1600) O espéculo têm sido usado ​​por centenas de anos para permitir aos médicos uma melhor visão e acesso à área vaginal (ou outras cavidades do corpo) por meio da expansão após a inserção. No século 17 na Europa, que parece usar um movimento de arranque para expandir, é mais ornamentada e intimidante que a maioria.

 

mouthgag2

 

Mouth Gag (1880s-1910s) Esta madeira, em forma de parafuso era inserido na boca do paciente anestesiado para manter as vias aéreas abertas.

 

 

Gostou? Comente ou compartilhe!!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.