O Técnico em Enfermagem é um profissional que presta cuidado ao ser humano doente e sadio, contribuindo tecnicamente para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde–doença.


A atividade profissional do técnico de enfermagem está inserida em um conjunto de práticas técnicas, éticas, sociais e políticas e se processa através do cuidado à saúde do ser humano individual, familiar e comunitária.

Atua em ações de orientação, preparo para exames e nos cuidados de enfermagem para pacientes clínicos, cirúrgicos, obstétricos e pediátricos.profissional que presta cuidado ao ser humano doente e sadio.

 

ATUAÇÃO

O campo de atuação para o Técnico em Enfermagem é bastante amplo e oferecem várias oportunidades de trabalho no espaço hospitalar público ou privado, unidades de saúde, escolas, creches, domicílios, empresas de atendimento domiciliar, consultórios, clinicas médias e em operadora de planos de saúde.

 

COMPETÊNCIA

Segundo a  Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986

 

Art. 12 – O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e partipação no planejamento da assistência de Enfermagem, cabendo-lhe especialmente:

 

a) participar da programação da assistência de Enfermagem;

b) executar ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no Parágrafo único do Art. 11 desta Lei;

c) participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar;

d) participar da equipe de saúde.

 

Art. 15 – As atividades referidas nos arts. 12 e 13 desta Lei, quando exercidas em instituições de saúde, públicas e privadas, e em programas de saúde, somente podem ser desempenhadas sob orientação e supervisão de Enfermeiro.