Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Recentemente surgiu uma polêmica com uma postagem no facebook em torno dos termos usados para “medir a pressão”. Essa matéria foi feita com o objetivo de estimular o debate de ideias entre profissionais e estudantes de enfermagem.

pressão-arterial-medir-aferir-verificar-avaliar

O objetivo da postagem era comunicar uma notícia, onde uma pesquisa indica que a pressão seja medida nos dois braços. Mas para minha surpresa o que menos tinha nos comentários eram pessoas falando sobre a notícia, foram dezenas de comentários dizendo que medir a pressão estava errado, que o termo correto seria aferir, verificar ou avaliar.  Enfim foram várias as opiniões sobre o tema, sendo assim resolvi pesquisar mais a fundo os termos em questão e tentar chegar a alguma conclusão.A matéria que gerou a discussão:  Pressão arterial deve ser medida nos dois braços, diz estudo

Vote na nossa enquete que está aberta em nosso fórum e participe da discussão: VOTAR

 

DICIONÁRIO

O dicionário é um ótimo lugar para esclarecer nossas dúvidas, vamos ver o que ele nos diz sobre os seguintes termos:

 

Medir

v.t. Determinar a extensão, a altura ou a grandeza de: medir a área de um terreno. Ter a extensão, a altura ou a grandeza de: o rapaz mede quase dois metros.

Fig. Regular algo com moderação: medir as palavras; medir as despesas.

Fig. Olhar com provocação ou desdém: mediu o rival de alto a baixo.

V.pr. Lutar com alguém, comparar-se a alguém: medir-se com o adversário.

Sinônimo de medir: aferir

 

Aferir

v.t.d. Comparar as medidas com seus padrões específicos.

v.t.d. Verificar, por comparação com um padrão, a exatidão das indicações de um instrumento.

v.t.d. Assinalar com um sinal, aferir.

v.t e v.bit. Figurado. Avaliar através de uma comparação: é um autor ruim se o aferirmos aos grandes escritores.

v.t.d. Estabelecer a graduação de um instrumento.

Aplicar teste psicológico a um grupo de referência e dar-lhe valores numerados em função da repartição estatística dos resultados.

(Etm. do latim: afferere)

Sinônimo de aferir: avaliar, cotejar e medir.

 

Avaliar

v.t. e v.i. Determinar o valor, o preço, a importância de alguma coisa: avaliar um quadro. Reconhecer a grandeza, a intensidade, à força de: não avaliava a aflição que a compungia. Fixar aproximadamente: avaliar uma distância. Imaginar: não podes avaliar quanto padeceu a jovem.

Sinônimo de avaliar: calcular, determinar, estimar e julgar.

 

Verificar

v.t.d. Analisar o teor de verdade em algo; averiguar, examinar: verificar as provas analisadas; verificar se a nota era verdadeira.

Ocasionar a comprovação de; comprovar: seus comportamentos confirmaram minhas teorias.

v.pron. Ocasionar num momento real; ocorrer na realidade; realizar-se: os indícios arqueológicos verificaram-se no século XV.

(Etm. do latim: verificare)

Sinônimo de verificar: certificar, conferir, confirmar, corrobar e reconhecer.

http://www.dicio.com.br/aferir/

 

Numa analise rápida, observamos que medir, aferir e avaliar são palavras sinônimas. O dicionário diz que medir é determinar a extensão, uma grandeza.  Quando insuflamos a pera do esfigmomanômetro, observamos o resultado em mmhg (milímetros de mercúrio) que é uma grandeza, por ser uma unidade de medida. A equação nos diz que a pressão é uma força que age sobre uma área (m2), mas uma vez a unidade do metro aparece. Podemos concluir que realizamos o ato de medir a pressão já que ela é uma grandeza.

Mas também estamos aferindo a pressão segundo o dicionário, porque estamos comparando as medidas com seus padrões específicos. Após a medida da pressão nós enquadramos o resultado no padrão estabelecido: alta, baixa ou normal, ao mesmo tempo estamos verificando as provas analisadas.

formula

 

REFERÊNCIAS

Para dar fundamento a essa matéria, utilizaremos uma série de referências comprovando o uso dos vários termos em diferentes publicações. Sugiro que acessem os links e leiam os artigos, cartilhas e diretrizes.

 

1 – A primeira referência é um artigo publicado por uma Doutora e três mestres, onde o titulo é:

“Medida da pressão arterial no braço e antebraço em função do manguito”,

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002009000100006&script=sci_arttext

 

2 – Publicação do COREN- PI, divulgando a semana da enfermagem. Uma das atividades seria uma palestra com o titulo: “Sobre Pressão Arterial com Atividade de Aferir Pressão Arterial”

http://www.coren-pi.com.br/arquivos/48a221b9dfb35a1ceda34a67282d9ff5.pdf

 

3 – Professor de Semiologia cria uma cartilha direcionada aos alunos da UFF, sendo o título: “Como medir a pressão arterial”.

http://www.professores.uff.br/jorge/mensura.has.pdf

 

4 – O portal do Ministério da Saúde orientando a população sobre a hipertensão, um trecho do texto em questão diz: “Procure sempre um posto de saúde, de preferência mais próximo da sua casa e peça para medir sua pressão”.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22837

 

5 – A sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) esclarece o que é hipertensão e diz: “Meça a pressão pelo menos uma vez por ano”.

http://www.sbh.org.br/geral/oque-e-hipertensao.asp

 

6 – As Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, publicada em 2010, onde foram reunidos mais de 100 profissionais para sua elaboração é uma excelente referência para nossa matéria, trecho da diretriz diz: “A medida da PA deve ser realizada em toda avaliação por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais da saúde”.

Trecho do texto

Trecho da diretriz

http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2010/Diretriz_hipertensao_associados.pdf

 

7 – A UNIFESP publica uma cartilha orientando sobre o procedimento com o título: Verificação de pressão arterial.

http://www.unifesp.br/hsp/testealfa/arquivos/hsp/assist/geral/verifpresart.pdf

 

8 – Um artigo publicado pelos alunos da USP, com o título: “Avaliação de Técnicas da Medida da Pressão Arterial pelos Profissionais de Saúde”. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a forma como a medida da pressão arterial está sendo efetuada por diferentes profissionais da área da saúde em atividade em um hospital.

http://www.scielo.br/pdf/abc/v80n1/14382.pdf

Acredito que essas referências são fontes seguras e que abrangem uma gama de instituições reconhecidas como o Ministério da Saúde, Universidades federais, COREN, SBH e artigos do scielo.

 

CONCLUSÃO

Fica claro que não há uma norma que proíba o uso de um determinado termo, pelo menos eu não encontrei. Como a maioria dos termos dessa matéria são sinônimos, fica a cargo de cada um escolher o termo que achar mais viável.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.